Sessões comentadas - Mostra kuxa kanema: Moçambique, 50 anos da Libertação

22/11 às 19h

As noites ainda cheiram à pólvora (Inadelso Cossa, 2024) apresentação da mostra por Ewerton Belico

23/11 às 21h 

Os comprometidos - Actas de um processo de descolonização (Ruy Guerra, 1984)  + A colheita do diabo (Brigitte Bagnol e Licínio Azevedo, 1988)  comentada por Bernardo Oliveira

25/11 às 21h  

25 (Celso Luccas e José Celso Martinez Corrêa, 1975) apresentada por Celso Luccas

26/11 às 19h 

O parto (Celso Luccas e José Celso Martinez Corrêa, 1975) + Estas são as armas (Murilo Salles, 1978),  comentada por Celso Luccas e Murilo Salles

29/11 às 19h

Plantar nas estrelas (Geraldo Sarno, 1979) e Mueda: Memória e massacre (Ruy Guerra, 1979), apresentada por Beth Formaggini 

Currículos

Ewerton Belico é curador, roteirista, diretor e educador. Integra a equipe de programação do forumdoc.bh. Co-dirigiu e co-roteirizou Baixo Centro, A memória sitiada da noite, Vira a volta que faz o nó, dentre outros. Foi curador das mostras Retrospectiva Geraldo Sarno e Léa Garcia - 90 anos, ambas realizadas no CCBB.

Bernardo Oliveira é professor de filosofia (FE/UFRJ), pesquisador e cineasta. Como crítico de música e cinema, escreveu para veículos como Folha de São Paulo, O Globo, Filme Cultura, dentre outros.  É diretor artístico do QTV selo, e autor dos livros Tom Zé, Estudando o Samba (2014) e Deixa Queimar (2021). É co-diretor de Caixa Preta, exibido em inúmeros festivais.

Celso Luccas é diretor, fotógrafo e montador. Co-dirigiu, com José Celso Martinez Corrêa, O Parto e 25, dos quais foi também fotógrafo e montador. Foi montador do longa-metragem O Rei da Vela, também dirigido por José Celso, e  dirigiu, fotografou e montou Mamazônia, a última floresta.

Murilo Salles é diretor, fotógrafo e roteirista. Dentre inúmeros outros trabalhos, fotografou filmes como Carro de Boi (Humberto Mauro), Lição de Amor(Eduardo Escorel), Cabaret Mineiro (Carlos Alberto Prates) e dirigiu filmes como Nunca fomos tão felizes (1984), Faca de dois gumes (1986) e Como nascem os anjos (1996)

Beth Formaggini é diretora, pesquisadora e produtora. Dentre inúmeros outro projetos, dirigiu as séries Memória da Mídia e Sopro, e os documentários Pastor Cláudio, Memória para uso diário, Xingu Cariri Caruaru Carioca, dentre outros. Entre inúmeros outros projetos, produziu Mário Carneiro (Casimiro e Joaquim.doc), Paulo César Saraceni (Garrincha Uccellino di Dio) e Eduardo Coutinho (Babilônia 2000, Edifício Master, Peões)